Nos dias atuais quase não temos tempo de cuidar da limpeza de nosso carro, por isso os lava- jatos vivem cheios, e se você tem o habito de levar seu carro a um lugar assim peça ao lavador que tenha os cuidados abaixo, normalmente eles utilizam produtos ácidos para facilitar a limpeza, e estes produtos danificam a pintura de seu veículo.
Evite a todo o custo lavar seu carro em duchas de posto de gasolina, a rapidez e o preço deste serviço normalmente são os atrativos, mas o local onde ficam as espumas usadas na lavagem de seu carro e praticamente é um depósito de areia. O lavador não troca a água deste, e toda a sujeira que é retirada dos carros se acumula no balde, que só é trocado quando já não faz mais espuma, neste intervalo chega-se a lavar até trinta carros. Numa emergência em que você precise lavar seu carro no posto, peça ao lavador para que troque a água do balde, e de uma boa lavada nas espumas, isto diminuirá o risco de sair com seu carro da ducha já precisando de um polimento.
Se você gosta de lavar seu carro em casa prefira os detergentes automotivos, Existem varias marcas de boa qualidade, mas atenção certifique de que ele tenha o PH neutro (PH E NÃO AROMA), estes não agridem a pintura e nem a camada de cera, no caso do lava-jato você pode fornecer este detergente ao lavador.
Utilize dois pedaços de espuma ou Microfibras para efetuar a lavagem, eu prefiro a microfibra porque a espuma tende a esconder grãos de areia imperceptíveis, que acabam criando micro riscos à pintura, use um para a parte superior do carro, que seria do teto até a parte dos frisos, ou meio da porta, e a outra para a parte que vai do friso até a saia lateral do veículo. Motivo: a parte inferior do veiculo sempre estará mais suja, e com areia presa à carroceria, se você utilizar um único pedaço de feltro, estará levando esta areia por toda a carroceria, e riscando sua pintura.
Antes de começar a ensaboar o carro, de uma boa esguichada na parte baixa do carro, isto fará com que a areia se solte, e assim facilita a limpeza, e você não corre o risco de riscar sua lataria com esta areia que certamente ira se prender ao feltro. O ideal é utilizar máquina de pressão, mas na falta pode ser um borrifador.
Não ensaboe grandes partes do carro, mesmo com o produto apropriado, se ele secar sobre a pintura ficará difícil de retirar, alem de ter a possibilidade de manchar, por exemplo, uma parte que já foi repintada, vá lavando pequenas partes, sempre começando pelo teto, capô e tampa do porta malas, depois as laterais até o friso e por último os pára-choques e saias laterais enxágüe na mesma seqüência que você ensaboa (procure sempre economizar água se você não tiver máquina de pressão instale pelo menos um esguicho na mangueira para que quanto você estiver ensaboando a água não fique correndo rua abaixo. O planeta agradece.
É sempre recomendado que tenha uma camada de cera protetora na superfície da pintura, se você fez algum tratamento externo no seu carro em um centro de estética especializado de confiança não é necessário que encere toda vez que se lavar, porque a cera utilizada neste processo tem uma durabilidade de no mínimo três meses ou 10 lavagens dependendo de onde o carro fica exposto. Pode-se reforçar encerando a cada mês ou um pouco mais.
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